Todo o processo de coloração das nossas fibras é feito de forma artesanal no ateliê, uma parte com insumos naturais e outra com corantes sintéticos.
Tingimento Sintético - Nesse procedimento realizado pela Feito de Nó, a água do processo é quase totalmente evaporada, e quando não, é reutilizada para um próximo tingimento.
Tingimento Natural - Introduzido na marca em junho de 2019, a técnica de tingimento natural chegou juntamente com a coleção "Formas", disponibilizando duas cores: casca de cebola e canela em pau, alcançadas a partir destes insumos. Quatro meses depois, em outubro de 2019, veio a casca de romã, ao mesmo tempo em que era lançada nossa "Natureza Marinha".
Um novo tom surgiu em agosto de 2020, obtido através do feijão preto, dessa vez com a "Aurea". Açafrão+ferro nasceu em setembro de 2021, um lindo tom de mostarda que ganhou corações.
-
O tingimento natural é uma técnica de coloração que utiliza apenas insumos naturais para obtenção das cores, podendo utilizar frutas, folhas, sementes, cascas e raízes.
Além de ser biodegradável e possuir baixa toxidade, esse
processo pode ser feito a partir do reuso de materiais que
iriam pro lixo, como a casca de cebola, que é diariamente descartada por produtores e mercados.
Existem algumas desinformações sobre, como baixa fixação e qualidade, o que não é uma verdade.
Existe todo um trabalho de preparação das fibras para
receber o pigmento, além da utilização de mordentes
e fixadores naturais, o que resulta em
alta fixação e durabilidade - cuidando corretamente.
Veja aqui o guia de cuidados com as peças.